// Etapa Itá

Outubro de 2022 - Santa Catarina

A competição realizada no município de Santa Catarina promoveu uma série de novas possibilidades de inovação para o projeto de Desafio Solar Brasil. Itá é caracterizada por ser uma cidade voltada para grandes propósitos relacionados a sustentabilidade e tecnologia, atributos semelhantes aos princípios do nosso projeto, valorizando sempre novas alternativas de conhecimento, ciência e engenharia.

Apresentação do DSB

Devido à menor quantidade de equipes, houve uma interação mais profunda com a cidade e a organização local, possibilitando uma criação de conexões com os responsáveis pela coordenação do projeto e da cidade, proporcionando uma maior troca de conhecimentos – além do Seminário de Engenharia e Arquitetura.

De modo geral, todos os participantes tiveram um ótimo aproveitamento dentro das provas, resultando na vitória final da equipe Zênite, que conseguiu completar maior quantidade de provas no melhor tempo possível nas águas do Lago.

Confira os resultados da Etapa Itá:

Participações

E como o projeto tem o objetivo de ampliar a educação ambiental, e coincidentemente fazer uma rede cooperação entre instituições e universidades, nossos participantes tiveram a oportunidade de fazer visitas aos centros ambientais do local, conhecendo a CDA e a UHE-Itá (Usina Hidrelétrica). Além disso, contamos com a presença da equipe Nautilus (UFRJ), que levou palestras sobre seu projeto de submersível – e o próprio modelo também -, fascinando desde crianças, bombeiros e engenheiros locais com suas ideias e tecnologias possíveis de serem usadas em propósitos futuros.

Entrevista no G1

Durante a semana de provas, fomos visitados por muitos curiosos e, no meio desses, recebemos também a equipe do G1, onde membros da Fernando Amorim e da Zênite foram entrevistados e puderam contaram um pouco de suas experiências com o projeto e aproveitaram para contar as vantagens de investir em modelos de tecnologia sustentável. Uma dos responsáveis por acomodar e incentivar a vinda do DSB para Itá, Marta Bender Sartoretto, também se posicionou em relação ao projeto e fez menção sobre um dos objetivos do município para com o mundo, afirmando que a cidade será a mais sustentável da América Latina até 2030 – combinando totalmente com os principais recursos usados nos projetos do Desafio Solar Brasil. 

Sendo encerrado com lágrimas de saudade e sorrisos de um laço criado, o Desafio Solar Brasil finaliza a etapa com a certeza de uma volta a cidade de Itá e todo o seu carisma e acolhimento, assim como a promoção aos meios sustentáveis possíveis para ambos os lados – sendo uma iniciativa da Câmera Técnica de Sustentabilidade em conjunto com a Prefeitura de Itá, ACITA e o programa DEL. O evento, que durou uma semana, terminou com todos os seus objetivos cumpridos, acumulando mais um sucesso para esse ano de 2022.

DSC02273
DSC00991
Prog_PG01_Página_4