O dia já parecia ter começado mal quando veio a informação: a Receita Federal reteve os motores de três equipes. A equipe Arpoador, a equipe Barco Solar UFSC e a equipe do Cefet de CaboFrio estavam sem motor. A equipe Gabriela, do LabMecTurb, também passava por dificuldades, pois teve seu MPPT queimado ainda no início do dia.
Apesar do desfalque e da chuva forte, todas as equipes compareceram às onze horas e meia ao processo de pesagem e teste físico dos pilotos titulares e pilotos reseva. A grande maioria dos pilotos passou tranquilamente pela prova de permanência e nado, à exceção de apenas duas equipes, que prontamente fizeram a substituição para continuarem na prova: as equipes Búzios e ETEHL Náutica.
Ainda no início da tarde, com a chuva persistindo e uma série de atrasos na finalização dos barcos, já estava claro que a inspeção final teria de ser adiada. A inspeção começou por volta de cinco horas e até as sete todas as equipes já tinham passado pela inspeção do sistema elétrico, sendo que todas estavam em fase de finalização, porém precisando de pequenos detalhes e ajustes ainda para o aval final.
No final da tarde, boas notícias: Tanto a equipe Arpoador quanto a Vento Sul recorreram aos seus motores reservas, permanecendo no páreo. E a equipe Gabriela, que havia perdido o seu MPPT, resolveu competir ainda assim, colocando praticamente todas as equipes de volta ao páreo.
Ainda, quase à noite, começaram os testes na água, inaugurados pela equipe Barco Solar UFSC, e seguidos pela equipe ETEHL Náutica, Albatroz e pela equipe do Instituto Náutico de Paraty.
Ao final do dia fica marcado: amanhã, ao final da manhã, será feita a inspeção final, e o prólogo invariavelmente fica para as duas horas. Conforme a programação, à noite ainda acontece o show de abertura do evento com Edu Krieger.