SNCT - UFRJ
Neste mês de Outubro o Desafio Solar Brasil esteve presente em inúmeras atividades ligadas à Ciência e tecnologia e Inovação que ocorreram por meio de intervenções da UFRJ com a cidade do Rio de Janeiro. Uma das atividades que tivemos mais destaque foi durante a SNCT, que ocorreu presencial no bloco A do CT (Centro de Tecnologia) do campus Fundão.
O DSB desempenhou um papel fundamental na SNCT. Foi montado um estande no evento, atraindo a atenção dos visitantes com seus Nautimodelismos, prêmios, bandeira, banner e um livro publicado sobre o DSB em 2016. Muitos grupos, incluindo escolas, foram atraídos para o estande e ficaram intrigados com a ideia de uma competição nacional de barcos movidos a energia solar, incluindo barcos de 6 metros construídos por equipes de estudantes. O DSB não apenas apresentou sua competição de barcos movidos a energia solar, mas também compartilhou informações sobre energia solar e economia circular com os visitantes.
Este envolvimento permitiu que estudantes e curiosos aprendessem sobre tópicos complexos de uma forma acessível e envolvente. Além disso, o evento contou com a presença de visitantes ilustres, incluindo a Vice-Reitora da UFRJ, Cassia Turci, a Pró-Reitora de Extensão, Ivana Bentes, e o Decano do CT e responsável pela extensão do DSB, Walter Suemitsu.
Suas visitas destacaram a importância do DSB e seu impacto na comunidade. As extensionistas do DSB, Fransuhelen Lima e Ana Paula de Oliveira, compartilharam suas perspectivas sobre o desafio de apresentar conceitos complexos para crianças e jovens.
“É um desafio porque quando a gente está no ensino superior aprendemos por meio da linguagem técnica e a trabalhar com pessoas mais sérias. Quando apresentamos o projeto para crianças, temos o desafio de mudar a linguagem e a forma de ensinar. A adaptação é muito importante para a acessibilidade dessas crianças e para que elas entendam na prática o que estudamos na teoria.” (retirado do artigo disponível em CT UFRJ)