Entrevista: Ricardo Bogéa

Blog Oficial

Entrevista:

Ricardo Bogéa, coordenador do Desafio Solar Brasil Enel, fala sobre o impacto da energia solar no mar

O uso de energia solar nas embarcações tem um impacto positivo não apenas para o mar, mas para toda a rede aquática do país. À frente do projeto Desafio Solar Brasil Enel, na UFRJ, o professor e pesquisador Ricardo Bogéa destaca que a redução do uso de hidrocarbonetos contribui para aumentar a vida útil dos motores dos barcos e para reduzir os custos com a produção e armazenamento de combustível. Para ele, o principal desafio para essa transição energética está na qualificação das pessoas, para que elas possam desenvolver e aprimorar as embarcações solares e sistemas elétricos.

Qual o impacto dos barcos solares para o mar?

R: Não apenas no mar, mas em toda a rede aquática se beneficia desta tecnologia que utilizam energia limpa e sustentável. A redução do uso de hidrocarbonetos, seja pela energia elétrica ou solar, aumenta a eficiência energética das embarcações. Isso porque o uso de combustíveis fósseis implicam em um maior consumo energético que impactam o meio ambiente.

Quais os desafios para o uso da energia solar no mundo? E, em especial, no Brasil?

R: No mundo, o grande desafio é otimizar a captação e o armazenamento da energia. No Brasil, o desafio está na popularização do uso dessas tecnologias.

O que falta para que essa popularização aconteça no Brasil?

R: Na minha visão, o principal desafio está na qualificação das pessoas para que elas possam estar operando essa tecnologia. No momento em que qualificamos as pessoas poderemos avançar com as pesquisas e aprimorar o desenvolvimento dessas embarcações e dos sistemas embarcados.

O que esperar sobre o futuro das tecnologias solares nos próximos anos?

R: Eu acredito que teremos um sistema de captação, gerenciamento e armazenamento de energia mais eficiente e com baixo custo.

Elisa Monteiro, responsável pela assessoria (Canal A Comunicação) do evento na Etapa Niterói 2023 em entrevista com o professor Ricardo Bogea.

Professor Ricardo Bogéa atuando no Desafio Solar Brasil Etapa Niterói 2022.

Serviço: Desafio Solar Brasil Enel

31 de julho e 6 de agosto

Espaço aberto para visitação do público com oficinas dos barcos (Paddock) e outras

Atrações: a partir de 31 de julho às 12h.

Abertura oficial do Desafio: 1º de agosto (terça-feira) das 10h às 12h – Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói – RJ

Competições dos barcos: 1º de agosto (terça-feira) das 14h às 16h. Dias 2 e 3 de agosto (quarta-feira e quinta-feira) das 9h às 16h30h. Dia 5 de agosto (sábado) das 10h às 16h.

 

Dia 6 de agosto (domingo) das 9h às 12h.

Premiação e Encerramento: 6 de agosto (domingo) das 16h às 18h.

Entrada: Gratuita

Censura: Livre

Local: Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central, Niterói – RJ