Projeto de Extensão Universitária

// Blog Oficial

Fim do DSB 2011!

Terminou hoje mais uma etapa do Desafio Solar Brasil 2011. Durante cinco dias, 13 equipes participaram da competição com 15 embarcações navegando pelas águas de Paraty. Com a ajuda do sol que, apareceu quase todos os dias, os catamarãs e monocascos participantes das mais de dez provas em diferentes percursos e com diferentes níveis de dificuldade.

Muitas embarcações tiveram problemas ao longo da competição, mas a equipe de apoio esteve sempre de prontidão para rebocá-las. Os problemas, entretanto, foram solucionados nos intervalos entre as provas, pois um dos principais objetivos do DSB é justamente a formulação dos projetos, o desenvolvimento e o reparo das embarcações. Por isso, as equipes participantes representam instituições de ensino e pesquisa, escolas técnicas e universidades. A UFRJ oferece os cascos para a competição, restando às equipes o desenvolvimento da tecnologia de armazenamento, autonomia e economia dos motores.

O DSB surgiu depois que uma equipe do Pólo Náutico da UFRJ foi à Europa participar do Frisian Solar Chalange, competição realizada bianualmente na Holanda. Em 2008, o Copacabana, monocasco desenvolvido por estudantes da universidade, participou do Frisian, chegou em quarto lugar no seu grupo e em sétimo lugar geral. O primeiro DSB foi realizado em Paraty em 2009; em 2010, foram cinco etapas diferentes (Rio, Niterói, Cabo Frio, Paraty e Florianópolis).

Este ano, a competição foi realizada em quatro diferentes cidades (Rio, Florianópolis, Cabo Frio e Paraty). Vento Sul (da equipe Vento do Sul, da UFSC/Florianópolis) levou o primeiro lugar na categoria catamarã, seguido de VDCII (do Instituto Náutico de Paraty) e Arpoador (Pólo Náutico, UFRJ – Rio) em segundo e terceiro lugares respectivamente.

Na categoria monocasco, Guarapuvu, (da equipe Vento do Sul, da UFSC/Florianópolis) ficou em primeiro, seguido de Ubá Suy Aram (Canoa do Sol, UFSC/Joinville – SC) e do Copacabana (Instituto Politécnico de Cabo Frio).

A próxima etapa do DSB vai ser em Florianópolis, de 17 a 24 de março de 2012.

—————————————-

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

CATAMARÃS:

1° LUGAR – VENTO SUL!
2° LUGAR – VDCII!
3° LUGAR – ARPOADOR!
4° LUGAR – HL2!
5° LUGAR – MANGUE!
6° LUGAR – SOLARIS!
7° LUGAR – BABITONGA!
8° LUGAR – VDCI!
9° LUGAR – SolarUDESC!
10° LUGAR – BÚZIOS!

MONOCASCOS:

1° LUGAR – GUARAPUVU!
2° LUGAR – UBÁ SUY ARAM!
3° LUGAR – COPACABANA!

—————————————————–

Por Ilanna Pinheiro e Paulo Maia