Itá 2023

Novembro de 2023 - Itá (SC)

Neste ano, a Etapa de Itá foi única e totalmente diferente das etapas que estamos acostumados. O evento foi realizado juntamente com o IV Seminário de Engenharia e o VIII Seminário de Arquitetura, sendo prestigiado por convidados renomados no meio temático compondo palestras de alto rendimento. Além disso, as palestras oferecidas foram em pontos separados no município de Itá, tornando uma oportunidade incrível para explorar pontos turísticos do local, como o Itá Thermas Resorts e Spa e o Salão Paroquial de Itá.

Em conjunto aos seminários e a Feira de Inovação e Sustentabilidade, a organização do Desafio Solar Brasil esteve presente em escolas da região – tais como a Escola Valentim Bernardi, Escola Municipal de Educação Básica João Henrique Pilla e EEB General Liberato Bittencourt – para levar o conhecimento de tecnologias inovadoras como auxílio para a sustentabilidade, ponto primordial de incentivo a cidade de Itá. 

Para ilustrar o aprendizado e deixar as apresentações mais dinâmicas, a organização levou os nautimodelismos do projeto e utilizou de meios cotidianos para facilitar o entendimento da energia solar, do funcionamento das placas fotovoltaicas e da importância dos barcos solares participantes da competição que incentivamos.

Nesse hiato, para aumentar a importância dos projetos universitários e instigar o “querer” dos alunos de passar para faculdades, o Desafio Solar Brasil também contou com a participação de representantes de projetos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Nautilus

Dessa forma os alunos Gabriel Peçanha e Victor Prado apresentaram os projetos da Nautilus e da EDS Maker, iluminando os olhos dos alunos – desde o fundamental 1 ao EJA – com os projetos do Drone Harpia, impressão 3D e do sistema de irrigação de plantas por meio do Sistema Arduíno.

Com o início da Feira de Inovação e Sustentabilidade no dia 9, quinta-feira, o DSB conseguiu estar presente de duas formas. A primeira foi por meio da exposição no Salão Paroquial de Itá, apresentando não apenas o projeto às escolas que não foram visitadas e ao público de fora presente, mas também explicando de forma mais técnica e calma aos curiosos sobre os barcos em miniatura, além de deixá-los disponíveis para uma experimentação na piscina do projeto. A outra forma foi através de uma experiência imersiva sobre as competições que são realizadas pelo Desafio Solar Brasil, com a presença da equipe Zênite, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e com os nautimodelismos que estiveram a disposição para que as escolas visitantes pudessem competir entre si.

Assim como esperado, a equipe Zênite venceu todos os obstáculos climáticos e físicos que ocorreram ao longo do evento, além dos integrantes terem realizado apresentações espetaculares com a presença dos alunos das escolas visitantes. A equipe também disponibilizou passeios para os interessados e concluiu o trajeto de prova até o ponto turístico mais bonito da cidade, as torres da igreja submersa, propondo três voltas na mesma e retornando a Prainha. Ao longo do fim de semana, o representante da Zênite, Guido Locks foi entrevistado pela repórter Vanessa Hubner, do canal ND+.

Em síntese, a Etapa Itá 2023 foi considerada um sucesso. Todos os propósitos foram alcançados e as metas compreendidas para o evento foram cumpridas. Os alunos das escolas que foram visitados se sentiram motivados e apresentaram grande envolvimento com o projeto, assim como os professores que entenderam ter apoio além da prefeitura. A idealização de, no futuro, ser criado uma equipe competidora para o Desafio Solar Brasil foi bem recebida e trouxe afobação por parte dos alunos do fundamental 2 e médio, o que pode trazer mais vezes a organização do DSB à cidade. O intuito de ampliar o conhecimento do meio sustentável e sua aplicação também foi bem exercido e possibilitou a oportunidade de uma possível volta do projeto de extensão a Itá. Será que teremos uma outra Etapa por lá no futuro?