Neste fim de semana (11/09 e 12/ 09) ocorreu a primeira parte da segunda etapa do Desafio Solar Brasil 2010, em Cabo Frio, da qual a equipe Solaris, do IFF, proveniente da própria cidade de Cabo Frio, saiu vitoriosa com o barco Costa do Sol.
No dia 11, as únicas equipes que conseguiram completar a prova foram ETEHL-Náutica e Solaris, esta última confirmando seu favoritismo com uma vantagem de cerca de meia hora sobre a segunda colocada na chegada. Algumas equipes se confundiram com o percurso da prova, dentre outros contratempos individuais.
Já no dia 12, os fortes ventos de Cabo Frio (por volta dos 25 nós) quase causaram o cancelamento da prova. Contudo, após longa deliberação do comitê técnico em reunião com representantes das equipes, decidiu-se realizar a prova afinal, segundo o argumento de que as condições adversas não impossibilitariam a prova, apenas dificultariam. Houve apenas uma alteração de percurso, encurtado a fim de manter a viabilidade da competição. Uma ida e volta que contaria como duas provas diferentes. Apesar dos ventos e do frio, pelo menos sol não faltou.
Nestas segunda e terceira prova, mais uma equipe se destacou: a Cajaíba, que alcançou o segundo lugar de ambas, encabeçadas novamente pela equipe Solaris. A estas duas equipes, seguiu-se a ETEHL-Náutica em terceiro lugar.
Ao fim do dia, realizou-se a premiação relativa aos resultado geral do fim de semana. A equipe Cajaíba conquistou o terceiro lugar geral, após as dificuldades da prova do primeiro dia, atribuídas pelo piloto, Ocione Machado, à falta de familiaridade com os novos controles do barco, que veio para Cabo Frio com algumas alterações: sua peculiar cadeira de praia foi deslocada mais para a frente da embarcação, aperfeiçoando seu equilíbrio, e os controles que funcionam por cabos de aço. A formação da equipe também veio completamente reformulada. O segundo lugar geral coube à equipe ETEHL-Náutica, que se manteve no pódio das provas do segundo dia. Nas palavras do prof. Fernando Amorim, a equipe melhorou bastante desde as últimas edições, trazendo um barco bem melhor. Por fim, vem a equipe Solaris com uma incontestável primeira colocação no ranking geral do fim de semana, gerando grande expectativa para as provas do próximo fim de semana e muita animação entre os membros da equipe.