Angra dos Reis sediará pela primeira vez o Desafio Solar Brasil. Um competição de barcos movidos a energia solar. A 10ª etapa nacional do Desafio Solar Brasil, acontecerá entre os dias 18 a 22 de dezembro no Colégio Naval, Angra dos Reis, na Região da Costa Verde do Rio de Janeiro.
UFRJ e o Colégio Naval em parceria com a Prefeitura de Angra dos Reis realizam Desafio Solar Brasil 2017.
O evento que une esporte, educação e inovação, agitará pela primeira vez a cidade de Angra dos Reis.
O “DSB – Desafio Solar Brasil ”, é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social em parceira com o Colégio Naval e a Prefeitura de Angra dos Reis, que em conjunto reúnem várias equipes de diversos estados do país em uma competição entre barcos elétricos movidos a energia solar.
O objetivo é estimular e popularizar o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade, além de estimular a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos das embarcações.
O projeto bota em prática todo o conhecimento dos estudantes adquirido nas salas de aula em uma competição que tem como foco a educação pelo trabalho. Com isso a competição não se torna uma simples corrida de barco e sim uma prova prática de conhecimentos em física, matemática, química, administração, náutica, comunicação e empreendedorismo.
EQUIPES PARTICIPANTES
O evento deste ano contará com a participação de 18 embarcações, representando os estados do Pará, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Santa Catarina. Além dos 250 estudantes e mais de 50 professores e pesquisadores envolvidos no projeto.
Teremos na raia 4 equipes novatas que estarão participando pela primeira vez no evento. As equipes são:
- Equipe MSP Team, da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
- Equipe Solares, da UFES – Universidade Federal do Espirito Santo.
- Equipe Smart CEFET, composta por alunos e professores do CEFET – Itaguaí.
- Equipe Reis do Sol, composta por alunos e professores do CEFET – Angra dos Reis.
PREMIAÇÃO
A equipe vencedora da regata será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar.
Principais impactos tecnológicos e sociais do evento tanto para os participantes como para a população local:
- Desenvolvimento de tecnologia para eficiência energética, propulsão elétrica e controle energético;
- Capacitação de futuros profissionais que atuarão no setor de tecnologia e geração de energia a partir de fontes renováveis;
- Realização de seminários, palestras de integração e disseminação do conhecimento;
- Divulgação de conteúdo cientifico nas escolas municipais de ensino médio de Angra dos Reis;
- Popularização do debate sobre o uso de fontes de energias renováveis, desenvolvimento sustentável e preservação ambiental;
- Incentivo as equipes participantes e formação de novas equipes que podem gerar trabalhos e pesquisas em parceira;
- Os participantes poderão desenvolver dissertações e projetos finais elaborados a partir das experiências vividas no evento.
- Disseminação da cultura marítima e do esporte náutico
Serviço:
Desafio Solar Brasil 2017 – Angra dos Reis
18 a 22 de dezembro de 2017
Local: Colégio Naval – Angra dos Reis – RJ
Horário: Abertura: (19/12) as 15:00 horas – Colégio Naval
Encerramento: (22/12) as 14:00 horas – Colégio Naval
Evento: 8h às 19:00h
Entrada: Gratuita
Censura: Livre
Diretoria de comunicação do Nides
Ana Lúcia Vendramini
Cel (21) 99779-7376 | www.nides.ufrj.br | www.desafiosolar.org
Assessoria de imprensa
Ricardo Bogéa
(21) 98119-7269 | www.desafiosolar.org | desafiosolar@gmail.com
PREMIAÇÃO DSB2017 Categoria Livre (Monocasco) 1º Lugar – Barco Almirante Tamandaré Equipe Solar Team e Solar Brasil / Escola Naval e UFRJ. Tempo Acumulado: 3h:28m:47s 2º Lugar – Barco Guarapuvu Equipe Vento Sul / UFSC-Florianópolis. Tempo Acumulado: 3h:41m:54s 3º Lugar – Barco Carcará Equipe Fernando Amorim / UFRJ-Macaé. Tempo Acumulado: 5h:30m:48s Categoria Catamarã 1º Lugar – Barco Fenix Equipe Hurakan / UDESC-Joinvile. Tempo Acumulado: 3h:49m:54s 2º Lugar – Barco Vinícius Costa Equipe Msp Team / EFOMM. Tempo Acumulado: 4h:00m:04s 3º Lugar – Barco Babitonga Equipe Babitonga / UFSC-Joinvile. Tempo Acumulado: 4h:36m:31s Prêmio Fernando Amorim – Melhor projeto de Inovação Equipe Zênite Prêmio José Cubero – Melhor vídeo das equipes Equipe Zênite Prêmio Pôster – Melhor pôster acadêmico Equipe ETHEL Prêmio Condé – Destaque em animação Equipe Araribóia