SolMar Celeris

Sobre a equipe

O projeto SolMar teve sua origem em 2016 com o apoio dos professores Sidney Teylor e Úrsula, juntamente com a participação do aluno de administração, Emanuel de Brito. Seu principal objetivo é integrar o ensino teórico com a prática, proporcionando uma experiência de aprendizado significativa para os alunos do Cefet/RJ e servindo como ponto de partida para os projetos integradores na instituição. No âmbito do projeto, são desenvolvidos protótipos de barcos construídos a partir de materiais recicláveis e alimentados por energia solar, explorando assim essa forma de energia limpa, sendo assim promovidas competições internas no Cefet/RJ, a SolMar Rio incentivando os alunos a formarem suas equipes e participarem ativamente.

Para o ano de 2023, o projeto SolMar teve uma expansão, com a ideia de se criar uma equipe discente para desenvolver uma embarcação movida a energia solar destinada a competir no Desafio Solar Brasil (DSB). Essa expansão foi impulsionada pela visão do estudante de mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas do programa PPRO, Lucas Vieira, que já acumulou experiência competindo no DSB em 2018 e atuando como capitão do Projeto Equipe SMART CEFET de 2020 a 2023. Com isso, a coordenação do Solmar Rio caiu de cabeça, e formamos a equipe para o desafio, e demos o nome de Solmar Celeris (Celeris do latim significa rapidez).

Somos novos e já enfrentamos diversos desafios mas o apoio do nosso público que está cada vez maior nos motiva a continuar, a nossa equipe por enquanto é formada pela maioria de estudantes do Centro federal de educação tecnológica Celso Suckow da Fonseca, cursando o ensino técnico em mecânica e o nosso capitão Lucas, ao todo somos nove: Lucas, Rebeca, Linda, Isabela, Milena, Pedro, Vinícius, Kauã, Luiz Colimerio e nosso orientador professor Sidney Teylor.